Imagens © Comissão Europeia 2018
Atividades
As atividades devem ser escolhidas de acordo com o público a que se destina esta iniciativa e com o objetivo principal de cada intervenção. Os Role Models podem incluir atividades como as que se indicam abaixo, mas não se limitando a estas:
-
Intervenções pontuais como palestras, aulas, atuações, formações, seminários e reuniões;
-
Atividades de longo prazo como uma série de eventos encadeados, nomeadamente, assumir o papel de mentores ou atividades em escolas ou outros organismos (sejam durante a semana, e/ou no fim de semana, ou por um período de tempo mais longo) de forma a permitir estabelecer a confiança, conhecimento e experiência dos participantes.
​
Na medida do possível, as atividades deverão abranger diferentes setores (por exemplo, educação, formação, juventude e desporto), devendo os Role Models abordar o público a que se destina esta iniciativa e ser interativos e participativos. O papel e a inclusão de pessoas com deficiência também devem ser promovidos, por exemplo, envolvendo atletas paralímpicos como modelos.
​
De uma maneira geral, estas atividades – seja em que formato for - visam desencadear comportamentos positivos no público a que se destina esta iniciativa (isto é, incutir padrões positivos de desenvolvimento pessoal, socioeducacional e profissional).