Imagens © Comissão Europeia 2018
Objetivos da iniciativa
Na sequência da Declaração de Paris adotada em março de 2015 sobre a promoção da cidadania e os valores comuns de liberdade, tolerância e não discriminação através da educação, a Comissão adotou, em junho de 2016, uma “Comunicação da Comissão” sobre o apoio à prevenção da radicalização que conduziu ao extremismo violento e propôs o estabelecimento de uma rede Role Models.
​
O objetivo desta ação é criar um conjunto de modelos para embarcar em atividades para promover a inclusão social, prevenir a exclusão e a radicalização, bem como incentivar a cidadania ativa e o compromisso com os valores europeus.
Público a quem se destina
Jovens e adultos em risco de pobreza, exclusão e / ou radicalização violenta, que podem incluir, entre outros, abandono escolar precoce, NEET (aqueles que não estão em educação, emprego ou formação), estudantes e alunos de baixo nível socioeconómico ou provenientes de áreas desfavorecidas, jovens com antecedentes criminais, prisioneiros, entre outros.
​
Uma definição mais precisa do público a que se destina esta iniciativa deve ser decidida pela Agência Nacional (AN) e parceiros selecionados por esta, levando em consideração o contexto local/regional/nacional.